O Governo de São Paulo vai capacitar, gratuitamente, 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, o Programa Paulista de Capacitação para Exportação (Exporta SP) está com inscrições abertas até 12 de julho para a turma do 2º semestre de 2024.
Empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/.
Em Catanduva, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem fortalecido a divulgação dessa oportunidade a empreendedores e produtores rurais. “Esse programa do Exporta SP é mais uma oportunidade para o empresário catanduvense abrir essa nova janela, essa nova oportunidade de negócio. Não importa o porte da empresa, basta que você tenha um produto que você desenvolva, que você conheça o mercado”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Braz.
Ele frisa que os interessados podem procurar a Secretaria Desenvolvimento Econômico de Catanduva no 4º andar do Paço Municipal ou fazer a inscrição direta pelo link. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 17 3531-9150 ou spexport@investsp.org.br.
“O curso é totalmente online, não tem custo para as empresas, tem suporte técnico, avaliação técnica, orientação. Temos trabalhado muito a questão de capacitação empreendedora, essa aqui é a palavra do momento. Essa é mais uma oportunidade para que o pequeno empresário coloque um produto no mercado com condições de exportação”, reforça o gestor.
Com a nova turma, o Exporta SP vai superar a marca de 1,2 mil empresas capacitadas desde a criação do programa. Em média uma de cada cinco consegue exportar antes mesmo do fim do treinamento, que é 100% online e conta com 20 encontros realizados ao longo de quatro meses. Depois, os empreendedores ainda são acompanhados por especialistas por até dois anos.
Entre os objetivos está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e podem ter várias fontes de receita.
Além das 20 aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA), o Exporta SP tem mentorias individuais, momentos nos quais o pequeno empresário pode debater as necessidades e as características específicas de cada negócio com um especialista. A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como: definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.
Quase metade dos exportadores são pequenos negócios
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, praticamente metade das empresas brasileiras que exportam - cerca de 11 mil - fica no Estado de São Paulo. A estimativa da InvestSP é que três de cada quatro são de micro, pequeno e médio porte. Além disso, os pequenos negócios são responsáveis por oito de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. A maior parte dos participantes do Exporta SP atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário. A seleção é feita com base em análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional.
Autor