Prefeitura gasta R$ 2 milhões para construir 140 lombadas na cidade
Município poderia escolher recape, sinalização e tantos outros recursos de segurança viária, mas decidiu fazer redutores de velocidade
Foto: O REGIONAL - Rua 7 de Setembro ganhou lombada em trecho já cortado por quatro semáforos a pedido de comerciantes
Por Guilherme Gandini | 16 de julho, 2022

As lombadas e lombofaixas se proliferaram em Catanduva, nas últimas semanas, chamando atenção da população, dividindo opiniões e gerando memes nas redes sociais. De acordo com a Prefeitura de Catanduva, estão sendo construídos 140 redutores de velocidade, em vários pontos da cidade, com gasto total de R$ 2 milhões em recursos estaduais.  

Conforme noticiado por O Regional em maio, o dinheiro foi destinado pelo Detran.SP por meio do programa Respeito à Vida. Para obter a verba, os municípios cadastraram suas demandas em uma plataforma digital, escolhendo que tipo de intervenção precisavam para melhorar a segurança viária. Catanduva, no caso, decidiu fazer lombadas e lombofaixas. 

Entre as opções também estavam recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, rampas de acessibilidade, faixas de pedestres, iluminação de faixas de pedestres, ciclofaixas e ciclovias, instalação de conjuntos semafóricos, gradis de proteção e cercamento, equipamentos de pintura e faixa. Questionada, a Prefeitura não esclareceu o porquê da escolha. 

De acordo com o Detran.SP, os montantes liberados aos municípios variam de R$ 200 mil a R$ 5 milhões, distribuídos conforme a população e as ocorrências registradas em cada localidade. 

Postagem feita pela própria Prefeitura nas redes sociais atraiu dezenas de comentários, a maioria questionando o excesso de lombadas, os locais escolhidos e o valor gasto - cerca de R$ 14,2 mil por lombada. Em meio às críticas, algumas pessoas defenderam o dispositivo e a redução da velocidade. 

“Lombadas mal planejadas e espalhadas pela cidade toda, quase impossível andar nessa ..., é um tal de acelera e freia que só aumenta o consumo de combustível, fora os buracos né, meus amortecedores da moto já quebrou (sic) 2vzs esse ano”, reclamou Daniel Henrique.  

“Estão fazendo lombadas até onde não há necessidade e deixando os buracos, devia gastar esse dinheiro tapando os buracos. Essa quantidade de lombadas aleatórias não faz nenhum sentido”, escreveu Fernanda Pereira.  

“Estão lotando nossa cidade de lombada, até onde já existem semáforo, nosso dinheiro sendo jogado no ralo, quando é que teremos uma gestão competente?”, questionou Evandro Siqueira. 

Mas teve quem tenha defendido o investimento. “Tudo que é prol da segurança de todos eu sou a favor, até porque todo mundo merece voltar para casa como saiu e realmente tem motoristas que não respeitam as normas e leis de trânsito, vejo cada coisas absurdas todos os dias andando nessa cidade”, defendeu Mauricio Rodrigues.  

“Tá certo colocar lombada, povo anda com carro igual doido”, reforçou Jether Toledo. “Tá precisando mesmo, povo corre que nem louco”, completou Angela Maria. 

LOMBADA ATÉ NA RUA 7 

Uma das lombofaixas que mais chamaram a atenção dos leitores é a da rua 7 de Setembro, já que o dispositivo foi feito antes da rua 3 de Maio, em que não há cruzamento de veículos, e em meio a uma sequência de semáforos nas ruas Goiás, Municipal, 14 de Abril e Campinas. A passagem para os pedestres também não interliga escola ou posto de saúde, por exemplo. 

A reportagem de O Regional esteve no local e um dos comerciantes consultados, que preferiu não se identificar, afirmou que havia o temor de acidentes envolvendo pedestres. “Na época de aulas há muita gente cruzando a pé”, disse. Um abaixo-assinado foi organizado e entregue ao vereador Luís Pereira, já que seu irmão tem escritório de advocacia naquele mesmo ponto. 

AVENIDA DAS LOMBADAS 

A avenida Daniel Soubhia, que tem de um lado Bela Vista e São Francisco e, do outro, Jardim do Bosque e Higienópolis, ostenta praticamente uma lombada por quarteirão.  

Antes de trânsito rápido, a via agora é cortada pelos redutores, sobretudo na pista sentido bairro-centro. Havia três e outras duas foram feitas, inclusive no trecho que dá acesso à rua América. 

SEM RESPOSTA 

A Prefeitura de Catanduva não respondeu aos questionamentos de O Regional sobre os critérios utilizados para definir os locais dos novos obstáculos, se foram feitos estudos, se os pontos têm histórico de acidentes ou estão sendo atendidos apenas pedidos de moradores. 

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVAEquipes constroem lombofaixa na rua 14 de Abril,próximo à rua Rio Grande do Norte, no Higienópolis

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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