Prefeitura faz mudanças para transformar prédio cultural em Centro de Convenções
Ideia é transferir o Museu Municipal para o Castelinho e a Pinacoteca para a Estação Cultura
Foto: O REGIONAL - Prédio do Centro Cultural, antigo MIS, passa por reforma atualmente
Por Guilherme Gandini | 17 de agosto, 2022
 

A Secretaria Municipal de Cultura confirmou a O Regional que pretende transformar o Centro Cultural Édie José Frey – o antigo MIS, na avenida São Domingos, em um Centro de Convenções. O prédio passa por reforma, em investimento que totaliza R$ 278 mil.   

O local abriga, atualmente, o Museu Municipal, a Biblioteca Pública Embaixador Macedo Soares e o Auditório Professor Brasil Procópio de Oliveira.  

A ideia é transferir o acervo da Pinacoteca João Nasser, que ocupa o Castelinho, para o Salão de Exposições da Estação Cultura, antes destinado apenas a mostras temporárias. E, com isso, levar os bens do Museu Municipal para o prédio histórico do bairro Higienópolis.  

“Tudo está sendo projetado para atender as demandas, principalmente para desafogar os pedidos de utilização do  auditório da Prefeitura e Teatro Municipal”, diz a Prefeitura, em nota.  

Os três prédios envolvidos nesse rodízio são relevantes na história do município. A Estação Cultura foi inaugurada em abril de 2006, abrangendo as sedes da Estação Ferroviária e Estação Rodoviária Municipal, revitalizadas no início da gestão do ex-prefeito Afonso Macchione Neto.  

O Salão de Exposições passou a receber, desde aquele momento, exposições e mostras culturais variadas, além de abrigar fóruns, cursos e apresentações artísticas.  

O Centro Cultural e o Castelinho foram entregues em 2012 e ganharam nova destinação. No primeiro caso, foi possível unificar museus existentes na cidade e a biblioteca, que estava em barracão alugado. Já o Castelinho, que ameaça ruir, foi salvo e se tornou um polo cultural. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Saúde confirma compra de repelentes para 400 gestantes
Por Stella Vicente | 19 de abril de 2024
Conselho de Saúde se reúne para deliberar contratos e futura eleição
Por Guilherme Gandini | 18 de abril de 2024
Programa de alfabetização envolve mais de 1,5 mil alunos