A Secretaria Municipal de Cultura confirmou a O Regional que pretende transformar o Centro Cultural Édie José Frey – o antigo MIS, na avenida São Domingos, em um Centro de Convenções. O prédio passa por reforma, em investimento que totaliza R$ 278 mil.
O local abriga, atualmente, o Museu Municipal, a Biblioteca Pública Embaixador Macedo Soares e o Auditório Professor Brasil Procópio de Oliveira.
A ideia é transferir o acervo da Pinacoteca João Nasser, que ocupa o Castelinho, para o Salão de Exposições da Estação Cultura, antes destinado apenas a mostras temporárias. E, com isso, levar os bens do Museu Municipal para o prédio histórico do bairro Higienópolis.
“Tudo está sendo projetado para atender as demandas, principalmente para desafogar os pedidos de utilização do auditório da Prefeitura e Teatro Municipal”, diz a Prefeitura, em nota.
Os três prédios envolvidos nesse rodízio são relevantes na história do município. A Estação Cultura foi inaugurada em abril de 2006, abrangendo as sedes da Estação Ferroviária e Estação Rodoviária Municipal, revitalizadas no início da gestão do ex-prefeito Afonso Macchione Neto.
O Salão de Exposições passou a receber, desde aquele momento, exposições e mostras culturais variadas, além de abrigar fóruns, cursos e apresentações artísticas.
O Centro Cultural e o Castelinho foram entregues em 2012 e ganharam nova destinação. No primeiro caso, foi possível unificar museus existentes na cidade e a biblioteca, que estava em barracão alugado. Já o Castelinho, que ameaça ruir, foi salvo e se tornou um polo cultural.
Autor