Prefeitura entrega veículo equipado para atendimentos do Consultório na Rua
Programa da Secretaria de Saúde oferece atendimentos a pessoas em situação de rua
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Kombi foi recuperada e passou a reforçar ações da equipe de saúde
Por Da Reportagem Local | 29 de março, 2022

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a estrutura de trabalho do Consultório na Rua, programa voltado a atendimentos a pessoas em situação de rua. Para aprimorar as ações, um veículo – que estava inutilizado –  passou por reparos e foi adaptado, ganhando toldo, maca, mesa e cadeiras.

A viatura foi entregue à equipe de trabalho pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB), na manhã desta segunda-feira, dia 28.

Na oportunidade, ele enalteceu a atuação do grupo em favor da população de rua. “Mais uma ação inovadora e humanizada da nossa gestão. Esse veículo vai levar os profissionais de saúde e, junto a eles, as condições ideais para fazer uma boa consulta. Temos de ir ao encontro dessas pessoas para oferecer saúde e os demais recursos para que os menos favorecidos possam ser reintroduzidos na sociedade.”

O secretário de Saúde, Rodrigo Neves, acompanhou o ato, juntamente ao diretor da secretaria Alexandre Céspedes, que cuidou dos preparativos da iniciativa e o coordenador da atenção básica da Associação Mahatma Gandhi, Tiago Silva.

O Consultório na Rua é uma modalidade de serviço de atenção primária à saúde e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

Em Catanduva, o serviço conta com atuação de equipe multidisciplinar, com médica, enfermeira, assistente social, psicóloga, auxiliar de enfermagem e agente social. O grupo realiza ações itinerantes, ao longo da semana, em pontos estratégicos da cidade, que concentram moradores em situação de rua, inclusive atividades noturnas. 

Levantamento do setor aponta que 392 pacientes, em algum momento, já foram atendidos pela equipe do Consultório na Rua, parte deles de Catanduva e outra de migrantes. Em média, a equipe local tem 40 pacientes acompanhados de forma assídua. O programa realiza todos os procedimentos contemplados na Atenção Básica, dentre eles o tratamento contra o uso de álcool e múltiplas drogas, tratamento de doenças de pele e pré-natal.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Prefeitura de Itajobi rebate denúncia de maus-tratos a animais
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
SP vai reconhecer resultados de escolas municipais na alfabetização
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo