A Prefeitura de Catanduva acaba de celebrar novo convênio com Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Com isso, o valor mensal que a administração municipal irá repassar às instituições – por vaga – vai saltar de R$ 1,3 mil para R$ 3 mil.
A partir de agora, além do convênio já consolidado entre a municipalidade e essas instituições, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a novidade é a parceria via Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, além do repasse já efetuado pela área assistencial, cada entidade será contemplada com recursos da saúde pública.
A documentação que formaliza o novo convênio foi assinada pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB) com a presença dos secretários Adriano de Araújo e Marcela Alvares, da Saúde e Assistência Social, respectivamente, além de representantes de quatro instituições: Recanto Nosso Lar, Lar São Vicente de Paulo, Recanto Monsenhor Albino e Lar dos Velhinhos de Pindorama.
De acordo com informações do governo municipal, este ano também houve aumento do número de vagas custeadas ao acolhimento de idosos: passou de 110 para 130 ao todo, distribuídas nas quatro instituições.
A partir do número de vagas disponibilizadas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social direciona às ILPIs os idosos em situação de vulnerabilidade que se enquadram nos requisitos necessários, a partir de triagem feita por equipe do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Autor