Foi por meio de uma nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais que a Prefeitura de Catanduva se manifestou a respeito de reportagens veiculadas por O Regional sobre o avanço das erosões nas margens do rio São Domingos e córregos da cidade.
Na abordagem mais recente, um munícipe levantou a hipótese, através de denúncia anônima, de que a administração municipal estaria protelando a recuperação das encostas para realizar obras de canalização nos locais. Ele encaminhou fotos para defender sua tese.
A Prefeitura afirma que mantém cronograma rigoroso de manutenção e limpeza dos rios e córregos, atuando de forma preventiva, visando evitar o assoreamento e desbarrancamento. Porém, diz que as chuvas registradas nessa época do ano impedem a execução dos trabalhos.
“Os serviços serão retomados, tão logo a chuva dê trégua, quando serão priorizadas intervenções em trechos onde há incidência de desbarrancamentos, condição já identificada pela própria secretaria”, diz a nota, em referência à Secretaria de Obras e Serviços.
Na denúncia veiculada por O Regional, foram mostradas erosões no trecho central do rio São Domingos que, segundo o denunciante, estariam colocando em risco a estrutura de gabiões, assim como no córrego Minguta – onde uma parede cedeu e uma passarela estaria em risco.
Também foram mostradas anteriormente erosões no córrego Fundo, ao longo da rua Santa Cruz das Palmeiras, que dá continuidade à avenida Daniel Soubhia no Jardim do Bosque; e também no córrego das Borboletas, que cruza os bairros Santa Paula e Parque José Cury.
Autor