Prefeitura divulga balanço de ações direcionadas ao público feminino em março
Foco das atividades foi a conscientização sobre direitos e sua importância enquanto cidadã
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Equipes dos CRAS prepararam atividades para abordar os temas
Por Da Reportagem Local | 07 de abril, 2022

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu ao longo do mês de março, uma agenda repleta de atrações para as mulheres. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a programação se estendeu nos quatro CRAS, no Creas, no Centro POP e também na sede da secretaria. 

O foco das atividades foi a conscientização para as equipes e público atendido sobre os direitos das mulheres e sua importância enquanto cidadã na sociedade. 

As equipes prepararam atividades para abordar os temas, tais como, acesso a direitos, combate à violência, higiene íntima, auto-estima, sororidade, dentre outros. Já as mulheres na terceira idade receberam uma visita para lá de especial da equipe e, ainda ganharam kits de maquiagem.  

“Junto ao kit, enviamos uma proposta de atividade para reunir a família para cuidar da beleza e auto-estima. Com o objetivo de promover o acolhimento e incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares”, ressalta Marcela Alvares, secretária de Assistência Social. 

Cada CRAS reuniu os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para as atividades socioeducativas. Por sua vez, o CRAS Nosso Teto abordou sobre a prevenção ao câncer de colo de útero e contou com dicas de beleza. No CRAS Juca Pedro, os temas de trabalho foram: autoestima e autocuidado em uma roda de conversa comandada por uma psicóloga. 

A importância da cumplicidade feminina foi o tema discutido no CRAS Bom Pastor. A mulherada também recebeu orientações quanto à higiene feminina e seus reflexos para a boa saúde, em parceira com a equipe NASF I (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).

Já o CRAS Imperial fez atividade em parceria com o Senac e  abordou sobre a importância do valor da mulher na sociedade e das características emocionais e comportamentais de cada uma.  

No Creas, o assunto principal: direitos das mulheres com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, a advogada Luísa Helena Marques de Fazio. O Centro Pop incrementou as atividades de artesanato com reflexão sobre o combate à violência. Frases machistas foram usadas para refletir sobre os comportamentos e falas que agridem as mulheres. 

“Ao final de todas as atividades realizadas nos equipamentos da proteção social básica e especial de média complexidade foram entregues um kit de beleza contendo batom, sombra e lápis de olhos com mensagens de empoderamento como forma de gratidão pela importância que a mulher tem nos diversos papéis que desempenha”, ressalta Marcela. 

CAPACITAÇÃO 

'Sobre ser mulher e as violências que sofrem' foi a temática da capacitação da Secretaria de Assistência Social voltada para a rede de proteção social: Saúde, Conselho Tutelar, Organizações da Sociedade Civil e conselhos de direitos de Catanduva e região.  

“O foco dessa atividade foi preparar as equipes do município e também das cidades da microrregião para atender e acolher às mulheres que sofrem violências, além de capacitar a rede de serviços de Catanduva para a construção de um fluxo de atendimento a mulheres vítimas de violência”, explica Marcela. 

 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Educação abre concurso para docentes que queiram mudar local de trabalho
Por Guilherme Gandini | 23 de abril de 2024
Cultura seleciona novos projetos para oferecer ‘oficinas extras’