A Prefeitura de Catanduva está com licitação em andamento para contratar empresa especializada para execução de reforma parcial no prédio da Estação Cultura Deca Ruette. O investimento está estimado em R$ 700 mil e as propostas das empresas interessadas na empreitada serão abertas na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, às 14 horas.
Conforme descritivo, será recuperada toda a estrutura de cobertura e telhas, portas e janelas, assim como os sanitários, incluindo pisos, azulejos, cerâmicas, louças e o forro de PVC. A obra prevê etapas de alvenaria, substituição de revestimentos, pintura e revisões hidráulica e elétrica.
O cronograma prevê intervenções em quase todos os setores do prédio, como as salas das Oficinas Culturais, de dança e de música; o salão de exposições; arquivo; escritórios; cozinha e lavanderia. Também serão feitas adequações para tornar o edifício histórico mais acessível. O prazo de execução e vigência contratual será de até 120 dias após a ordem de serviços.
A Estação Cultura foi inaugurada em abril de 2006, na gestão de Afonso Macchione, abrangendo os antigos prédios da Estrada de Ferro Araraquarense e da Estação Rodoviária Municipal, revitalizados e adaptados para receber o staff administrativo da Secretaria de Cultura, Oficinas Culturais e Salão de Exposições. Hoje, o local também abriga a Pinacoteca Municipal João Nasser.
Já a homenagem à professora Maria de Lourdes Ribeiro Porto Ruette, a Deca Ruette, foi formalizada em dezembro de 2013 pelo então prefeito Geraldo Vinholi. Ela faleceu em 10 de junho daquele ano e recebeu muitas homenagens nas cidades de Catanduva e Itapira.
Autor