A Diretoria Municipal de Educação de Novais afastou a cuidadora acusada de agredir um aluno de 4 anos na EMEI Vitório Rizzo, na tarde da última quinta-feira, 4. Também foi registrado boletim de ocorrência na presença dos pais e oferecido apoio à família, inclusive psicológico.
No dia dos fatos, o menino estava agitado e, ao ser repreendido, teria reagido de forma violenta, rasgando uma apostila e agredindo a cuidadora. Ela, por sua vez, teria revidado. A criança tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), quadro conhecido e acompanhado pela equipe da unidade escolar.
De acordo com a administração municipal, a cuidadora envolvida no caso tem formação superior exigida para a função, o que viabilizou sua contratação para exercer a atividade na creche municipal. “Não havendo nenhum impedimento legal para a sua contratação”, pontua.
Ainda segundo o governo, a profissional já atuou no ano anterior como professora da Rede Municipal de Educação de Novais. “Na época foi contratada através de processo seletivo e exerceu suas funções de forma satisfatória”, complementou.
SINDICÂNCIA
No mês passado, a Diretoria de Educação de Novais teve que lidar com outro problema: um aluno de 7 anos foi esquecido dentro de uma van escolar. Ele teria dormido no caminho à escola e não foi acordado pelo monitor, que teria descido junto com as crianças para ir ao banheiro.
O garoto despertou quando o veículo estava em um estacionamento, chorou e gritou por socorro, até pular a janela para buscar ajuda no posto de saúde, onde encontrou o motorista.
“A Prefeitura tão logo tomou conhecimento do caso, imediatamente instaurou sindicância para apurar as responsabilidades e aplicação de eventuais sanções cabíveis e afastou das funções o servidor envolvido”, informou. Também foi ofertado atendimento psicológico à família.
Autor