A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, está realizando a dedetização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A nebulização prioriza os bairros com maior número de casos positivos de dengue.
“Há casos de dengue durante o ano inteiro. Por isso, além da nebulização é importante limpar calhas, baldes e pneus para não permitir o acúmulo de água parada”, lembrou o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, ao destacar que a Prefeitura está realizando ações de combate à dengue em toda a cidade, com as visitas casa a casa e com uma equipe de verificação em terrenos baldios, ruas, praças e prédios públicas e, nesse momento, com a nebulização.
Os ovos do mosquito duram até um ano e quando o clima esquenta podem permitir o nascimento do mosquito. A nebulização, por sua vez, mata apenas o mosquito em sua fase adulta.
A maior prevalência de larvas do Aedes é em recipientes como vasos, comedouros e bebedouros de animais domésticos. Os depósitos elevados e não elevados, bem como os recipientes naturais e pneus apresentaram índices pouco expressivos, mas também é preciso manter atenção a esses locais, impedindo o acúmulo de água.
Autor