O Departamento de Cultura e Turismo de Catiguá programou para o domingo, dia 8, às 20 horas, a apresentação do Grupo de Reis Estrela do Oriente. A atividade encerra as festas de final de ano da cidade e será exibida em frente à Igreja São Sebastião, logo após a missa.
No Brasil, o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, marca uma tradição centenária na cultura popular, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Eles passam de casa em casa vestindo fardas e máscaras e performando danças e cantorias com múltiplos instrumentos de corda, sanfonas e percussão.
As folias são também conhecidas como caravanas, charolas, ternos ou companhias. Elas consistem na presença de cantadores, tocadores de instrumento, que saem pelas ruas, de casa em casa, cantando louvores a um santo de devoção e recolhendo donativos para ofertar aos mais necessitados ou cumprindo promessas que as pessoas fazem aos seus santos.
A trupe de Reis que se apresentará é o grupo Estrela do Oriente que tem como embaixador o mestre Epaminondas e a produção de Patrícia Monteleone. A companhia conta com personagens, como reis, palhaços e bastiões. Entre os instrumentos que conduzem os cantos, estão violas, violões, cavaquinhos, pandeiros e caixas.
"Em Catiguá estamos trabalhando para a valorização, manutenção da arte e das tradições populares de origem rural, que fazem parte da identidade de nossa região", enaltece Rafael Back, diretor municipal de Cultura e Turismo.
Autor