A Prefeitura de Catanduva aproveitou o encerramento de setembro, considerado o Mês Nacional do Trânsito, para divulgar dados que evidenciam a expansão de trechos com ciclovias e ciclofaixas na cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito, somente entre 2022 e 2023, foram implantados quase 3 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas. O número soma-se ao total de 44 mil metros dessas vias específicas.
“O serviço vem sendo executado com o objetivo de construir um sistema de interligação entre diversos pontos da cidade. Assim, de maneira gradativa, a implantação de novos setores é constante, incluindo novos trechos implantados este ano de 2023”, informou.
Mais recentemente, o serviço foi executado em trecho entre os bairros Nova Catanduva e Residencial Esplanada. Ainda na rotina da secretaria, a manutenção em ciclofaixas e ciclovias são constantes. Um dos trechos de maior extensão de ciclovia no município está demarcado na avenida São Domingos, às margens do Ribeirão São Domingos, nos dois sentidos da via.
Na cidade, as ciclovias e ciclofaixas começaram a ser implantadas em 2012. Atualmente, o município possui duas áreas com ciclovia: Parque Papa João Paulo II, com 1.340 metros de extensão, e Parque dos Ipês, com 946 metros de extensão.
A ciclovia é a pista própria destinada à circulação de bicicletas, triciclos, bicicletas de carga e e-bikes, mas separada fisicamente das pistas onde circula o tráfego motorizado. É um espaço em nível ou desnível, geralmente acima da pista do tráfego pesado.
Já a ciclofaixa é uma faixa simplesmente delimitada com pintura e sinalizadores, como tachões e olhos de gato, além das placas de sinalização vertical – que é a mais comum em Catanduva.
Autor