Prefeitura cria Incubadora de Tecnologia para impulsionar novos negócios
Objetivo é fortalecer empresas, startups ou projetos nascentes com potencial inovador
Foto: Reprodução/Google Maps - Prédio da rua Recife terá Incubadora de Tecnologia, além da escola do Senai
Por Guilherme Gandini | 04 de agosto, 2024

O prefeito Padre Osvaldo (PL) instituiu a Incubadora de Tecnologia e Inovação, por meio de decreto assinado na quinta-feira, dia 1º. O novo órgão funcionará no prédio situado na rua Recife, nº 655, onde também está o Senai. O objetivo é fomentar a criação, desenvolvimento e consolidação de empresas de base tecnológica, startups e projeto inovadores.

As incubadoras são empreendimentos que, por tempo limitado, oferecem espaço físico para instalação de empresas nascentes e suporte gerencial e tecnológico para sua consolidação. Conforme o decreto municipal, a incubadora também promoverá o empreendedorismo e a inovação, incentivando a utilização das novas tecnologias de produção e de gestão.

A seleção de projetos para a Incubador de Tecnologia será feita por comissão técnica e os selecionados poderão utilizar o local por dois anos, com possibilidade de renovação. Durante os primeiros seis meses, não será cobrada nenhuma taxa de uso; depois, será aplicada a Taxa de Contribuição ao Fomento Tecnológico Municipal, correspondente a 30% do salário mínimo. 

Poderão participar da seletiva empresas ou projetos nascentes que ainda não possuam CNPJ, desde que a ideia ou produto esteja em fase de estruturação. Isso incluirá startups que apresentem potencial inovador e capacidade de desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, além de projetos de inovação provenientes de instituições de ensino.

A incubadora ocupará o 1º piso do prédio da rua Recife, podendo abrigar até 20 novos negócios. “As empresas e projetos interessados devem apresentar requerimento com justificativa técnica, plano de negócios e cronograma de desenvolvimento, evidenciando o potencial de impacto econômico e social de suas atividades”, detalha o decreto municipal. 

CRESCIMENTO

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de 2021 a junho de 2024, Catanduva registrou a abertura de 243 novas empresas no setor de tecnologia, com alta de 300% em comparação com o período de 2017 e 2020. No primeiro semestre de 2024, 31 novas empresas se estabeleceram na cidade, mantendo o mesmo ritmo de crescimento.

“Este aumento é reflexo de um ambiente de negócios favorável, impulsionado por políticas públicas que incentivam a inovação e o empreendedorismo tecnológico”, garante o secretário de Desenvolvimento, Fernando Braz.

Os bairros com maiores números de empresas de tecnologia abertas nesse período são o Centro, com 46 empresas, seguido do Higienópolis, com 11, e do Jardim Soto, com 9. “Este dado reforça a consistência do crescimento do setor e a confiança dos investidores na cidade.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem