A Prefeitura de Catanduva terá 20 novas vagas efetivas para agentes de combate às endemias. A criação dos cargos foi aprovada pela Câmara de Vereadores na terça-feira passada, a partir de projeto de lei encaminhado pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB). Os futuros concursados terão a função de combate às endemias e prevenção de doenças e promoção da saúde.
Para preenchimento do cargo será necessário ter Ensino Médio Completo e aptidão física necessária ao bom desempenho das atribuições. Estas, aliás, compõem longa lista, englobando ações educativas, identificação de casos suspeitos de doenças, orientação da comunidade, realização de pesquisas, cadastramentos e participação em campanhas voltadas à saúde animal.
O profissional atuará de forma integrada com os agentes comunitários de saúde, tendo carga horária de 40 horas semanais e salário de R$ 2.420.
De acordo com a Prefeitura, o município possui atualmente 59 cargos providos e precisa criar, por determinação legal, pelo menos 11 novas vagas, a fim de atender a exigência mínima.
“As Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue recomendam pelo menos um Agente de Combate às Endemias a cada 800 a 1.000 imóveis, ou seja, são necessários no mínimo 70 agentes para atender o município, pois Catanduva já ultrapassa o número de 70.000 imóveis”, indicou Padre Osvaldo, ao apresentar o projeto aos vereadores.
Autor