A Prefeitura de Catanduva pretende contratar empresa especializada para realizar estudo de contaminação na área do antigo lixão municipal, adjacências e no bairro Theodoro Rosa Filho. Os interessados em executar o serviço têm até esta sexta-feira, dia 29, às 17 horas, para enviar orçamento. O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira, 26.
O antigo vazadouro está localizado na rodovia Comendador Pedro Monteleone e tem área total de aproximadamente 2,6 mil metros quadrados. Estima-se que o local tenha recebido resíduos domiciliares da metade da década de 80 até o ano de 2008. Em 2015, o local passou por avaliação ambiental com 20 postos de monitoramento de água subterrâneas e outros 20 de gás.
Conforme parecer técnico daquele mesmo ano, na água subterrânea foi verificada a presença de substâncias químicas em concentrações acima dos valores definidos pela Cetesb; quanto aos gases, o metano foi encontrado em 15 dos 20 postos instalados.
Novos monitoramentos foram realizados em anos posteriores e, em outubro de 2022, foram encontrados riscos em medições realizadas pela empresa terceirizada, o que não foi confirmado pelas medições realizadas pela própria Cetesb em sua vistoria técnica.
Com isso, o órgão estadual solicitou aprofundamento da investigação de solos e água na área e todo o entorno, incluindo o residencial. Todos os estudos deverão seguir os procedimentos estabelecidos pela Cetesb. Os pareceres estarão disponíveis para as empresas para utilização na elaboração de orçamento. A intenção é que o trabalho seja feito ao longo de 45 dias.
Autor