
A tradicional Via Sacra da Fraternidade Ao Vivo, que marcou gerações com o nome de Visfrav e foi retomada em 2023 por iniciativa da Prefeitura de Catanduva, seguirá com força total este ano. Após o sucesso das edições de 2023 e 2024, o espetáculo religioso terá mais uma apresentação em 2025, prometendo mais uma noite de emoção e fé.
A encenação da Paixão de Cristo será realizada na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, às 20 horas, no ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema. A entrada é gratuita, mas o público poderá contribuir com a doação de 1 quilo de alimento não perecível para o Fundo Social.
Os ensaios dos atores voluntários já começaram, mas ainda há vagas para adultos, idosos e crianças que queiram integrar o elenco. Os próximos ensaios serão nos dias 29 de março, 5, 12 e 16 de abril. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, pelo telefone 17 3531-5100, ou ir diretamente até a Estação Cultura, na rua Rio de Janeiro, 100.
O espetáculo retrata as 15 estações da Via Sacra, revivendo a traição, condenação, flagelo, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evento envolve o trabalho e a participação de cerca de 150 pessoas que atuam como atores, figurantes, figurinistas, maquiadores marceneiros, técnicos de som, divulgadores e roteiristas. A exibição tem apoio de telões para facilitar a visualização.
A Via Sacra em Catanduva foi realizada pela primeira vez por Jeanete Monteleone, em 1963, tornando-se uma tradição que se perpetuou até 2010, último ano de apresentação, sob a tutela de Patrícia Monteleone. A retomada foi em 2023, por iniciativa do prefeito Padre Osvaldo, atraindo mais de 3.000 pessoas e lotando o ginásio esportivo, nos dois últimos anos.
Autor
