
Duas passarelas para pedestres existentes no córrego Minguta, na av. Eng. José Nelson Machado, foram interditadas pela Defesa Civil, desde o início do ano, devido ao risco de desabamento. Uma delas fica na altura da rua Rio Preto e a outra nas proximidades da rua Taquaritinga. Faixas e placas foram colocadas para impedir a passagem, mas pedestres já retiraram os obstáculos.
No local é possível constatar que uma parte da estrutura já cedeu e a erosão nas margens do córrego tem avançado, deixando raízes expostas e tornando o solo instável. Também é possível verificar fendas e rachaduras na passarela da rua Rio Preto, que é toda de concreto. Uma tubulação existente abaixo dela já se deslocou e caiu dentro da água do córrego.
Em fevereiro, a Prefeitura de Catanduva afirmou que removeria as passarelas, analisaria suas estruturas e as reinstalaria. Agora, a Secretaria de Obras e Serviços confirmou a realização de obras no local, com reforço do talude com a instalação de novo gabião e recuperação das bases das estruturas. O trabalho está previsto para outubro, com término em cerca de 40 dias.
Paralelamente, as Secretarias de Obras e Meio Ambiente monitoram a situação das passarelas e da erosão nas margens do córrego. Serão estudadas soluções para conter o avanço da erosão nas margens do córrego, minimizando os impactos da força da água e prevenindo novos danos estruturais na área. A Defesa Civil, por sua vez, informou que reforçará a interdição no local.
Autor
