A Prefeitura de Catanduva encerra nesta sexta-feira, 27, a coleta de orçamentos em cotação para contratação de um zootecnista especializado em nutrição de animais selvagens. O profissional atuará no Zoológico Municipal e será responsável por avaliar o plantel de animais, a tabela nutricional utilizada, orientar os colaboradores e acompanhar a introdução das modificações no local.
São requisitos obrigatórios para a empresa interessada que ao menos um dos técnicos envolvidos com o trabalho tenha formação em Zootecnia e comprovação de experiência mínima de três anos em trabalhos de alimentação de animais silvestres.
Segundo o documento, o Zoológico conta com 143 animais selvagens de 47 espécies, população que pode variar de acordo com os animais recebidos da Polícia Ambiental que são socorridos, medicados e ficam aos cuidados do Zoo até a possibilidade de soltura ou destinação a criadores legalizados.
A dieta dos animais foi formulada há anos, tendo sido modificados apenas alguns itens de acordo com as necessidades individuais. Porém, os estudos na área de nutrição de animais silvestres em cativeiro e a elaboração das dietas, que até então eram relacionadas aos hábitos alimentares das espécies e não à exigência nutricional, avançaram.
Assim, o maior desafio no manejo nutricional de animais selvagens é ] oferecer as quantidades dos nutrientes necessários para manutenção do organismo saudável. Além disso, os animais do Zoológico estão envelhecendo e modificando as necessidades. Por esse motivo, é necessária a revisão das tabelas e verificação das instalações no Zoológico.
A licitação completa, assim como a lista de documentos necessários e a ficha a ser preenchida, está disponível no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado no site http://www.catanduva.sp.gov.br/.
Autor