A Prefeitura de Catanduva apresentou nesta segunda-feira, 9, a estrutura do Centro de Capacitação Profissional recém-implantado em prédio locado na av. Eng. José Nelson Machado. O espaço tem mil metros quadrados, acessibilidade e estrutura completa para oferecer uma série de cursos de capacitação, além de serviços públicos voltados aos empreendedores.
A visita guiada oferecida à imprensa foi conduzida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Fernando Braz. No tour foram apresentadas salas do Banco do Povo, Sebrae, Comércio Exterior e Galeria dos Exportadores, e dos cursos de costura, estética, saúde e bem-estar, entre outros. O local ainda dispõe de cozinha profissional e padaria industrial.
“Mostramos um pouco do trabalho da secretaria e nossas grandes perspectivas de capacitação profissional, a partir da criação deste espaço. São mais de mil metros quadrados, com várias oficinas, cozinha, padaria, área de costura, salão de estética, auditório para cursos nas áreas de gestão e finanças, enfim, uma infinidade de cursos que poderão ser oferecidos”, relatou Braz.
O secretário afirmou que as primeiras turmas devem ser abertas em outubro. “Nós já temos reservas a partir do próximo mês com várias instituições, afinal, os cursos são gratuitos e cedidos pelos parceiros da Secretaria de Desenvolvimento, como o Via Rápida, Senar e Senai. Já estamos com agendas montadas para abertura de inscrições a partir do mês que vem.”
A expectativa do gestor é que o Centro de Capacitação atenda até 100 pessoas por dia. O programa Cozinhalimento, que teve equipamentos cedidos pelo governo estadual, será um dos destaques. “É uma cozinha industrial, de primeira qualidade, para atender uma demanda muito importante do setor de alimentação, tendo em vista a mudança cultural do hábito do brasileiro, da alimentação fora do lar, que está crescendo e, cada vez mais, a mão de obra está escassa.”
Outro público-alvo serão as academias e negócios da área esportiva, que poderão ter acesso a linhas de crédito vantajosas do Banco do Povo. Também haverá programa de incentivo às exportações para pequenos negócios, em ação conjunta com o governo estadual. Quem pensa em empreender, terá cursos do Sebrae, formalização e linhas de crédito no mesmo local.
LOCAÇÃO
O prédio que abriga o novo Centro de Capacitação fica na av. Eng. José Nelson Machado, 1.795, e foi adaptado pelo locador às necessidades do novo empreendimento. O piso térreo foi destinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ao Centro de Capacitação, enquanto o andar superior ficou para a Secretaria Municipal de Educação. O aluguel é de R$ 45 mil mensais.
Autor