Começaram na segunda-feira, 2, as inscrições de atletas de Catanduva para o programa Bolsa Atleta Olímpico. O objetivo da iniciativa é incentivar os atletas que representam o município nas diversas modalidades esportivas, por meio de subsídio financeiro. Para concorrer, o atleta precisa atender aos requisitos do programa e seguir os passos descritos no edital público.
As bolsas obedecerão aos limites orçamentários destinados ao programa, que no ano de 2023 será de R$ 187.550, em 11 parcelas de R$ 17.050 mensais, contemplando três categorias: Estudantil, Regional e Nacional, Nacional ou Internacional. O número de bolsas será definido pela Secretaria de Esportes e Lazer, a Smelt, respeitando-se apenas o orçamento global.
Serão contempladas as seguintes modalidades: I- Atletismo; II- Atletismo ACD; III- Basquete; IV- Boxe; V- Capoeira; VI- Ciclismo; VII- Futebol; VIII- Futsal; IX- Ginástica Artística; X- Ginástica Rítmica; XI- Handebol; XII- Judô; XIII- Karatê; XIV- Levantamento de Peso; XV- Natação; XVI- Natação ACD; XVII- Taekwondo, XVIII- Voleibol, XIX- Xadrez, entre outras de interesse da Smel.
As inscrições para o processo de seleção devem ser feitas até 25 de janeiro, com apresentação da documentação pertinente, tais como resultados de competições oficiais de 2022; cópias de documentos pessoais, da carteira de trabalho e de comprovantes de endereço atual e de renda familiar. Menores de idade devem estar acompanhados e apresentar cópia da matrícula escolar.
Os candidatos deverão entregar, ainda, declaração de que não recebe recursos oriundos de bolsa atleta Estadual ou Federal. As inscrições serão analisadas e publicadas no Diário Oficial do Município em até seis dias após o término do prazo. O atendimento na Smelt é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na av. São José do Rio Pardo, ao lado do Conjunto Esportivo.
CRITÉRIOS
A seleção obedecerá à seguinte ordem de análise: a) Capacidade técnica do atleta, devidamente comprovada através de resultados obtidos em competições oficiais; b) Avaliação, efetuada pelo comitê técnico da Smel; c) Idade (do mais novo para o mais velho); d) Renda familiar.
Os atletas contemplados deverão representar Catanduva em competições oficiais de acordo como calendário de sua modalidade, participar de eventos promovidos pela Smelt na intenção de divulgar a modalidade esportiva e, a cada trimestre, comprovar sua frequência em treinos e resultados em competições através de declaração assinada pelo técnico responsável.
Autor