Prefeitura abre farmácia para dispensação de remédios na UPA
Equipamento foi instalado próximo à entrada da UPA, em sala construída em 2018
FOTO: PREFEITURA DE CATANDUVA - Padre Osvaldo e secretário Rodrigo Neves inauguraram farmácia na UPA na segunda-feira
Por Da Reportagem Local | 11 de maio, 2022
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde instalou farmácia para dispensação de medicamentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catanduva. A partir de agora, além de atender a demanda interna da unidade, os remédios estarão disponíveis para retirada depois que o paciente recebe alta médica. A medida atende antiga reivindicação dos usuários.  

O ato inaugural foi realizado na tarde de segunda-feira, dia 9, com a presença do prefeito Padre Osvaldo (PSDB) e do secretário de Saúde, Rodrigo Neves. No espaço, o chefe do Executivo e o secretário verificaram o estoque de medicamentos. Segundo a Prefeitura, as prateleiras estão abastecidas e, conforme a relação, a farmácia conta com 110 tipos de remédios.  

Dentre eles estão dipirona (comprimido e gotas), sais para reidratação oral, ibuprofeno e antibióticos. A entrega das medicações é feita via receita médica e sob controle de profissional na farmácia.   

A nova farmácia foi instalada próxima à entrada da UPA. A sala foi construída em 2018, durante reforma do prédio que possibilitou a ampliação do hall de entrada e da sala de espera – aumentando a capacidade de 60 para 90 assentos. O local, porém, passou a ser utilizado para triagem de pacientes e outros fins ao longo da pandemia da Covid-19.  

“Devido à melhora no cenário (da pandemia), as adequações ocorreram por parte da Prefeitura”, argumentou a administração municpial, em nota.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, medicamentos de uso contínuo ou cuja receita não seja proveniente do atendimento na UPA devem ser retirados nas farmácias das Unidades de Saúde nos bairros. Porém, aos finais de semana, além de atender os pacientes da UPA, a farmácia está apta ao atendimento dos munícipes em geral, levando em conta que as UBS’s estão fechadas.  

Nesse novo modelo de atendimento, a farmácia da UPA permanece aberta aos sábados, domingos e feriados. Com isso, a UBS do Solo Sagrado também ficará fechada aos sábados. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes