O encontro teve a participação do chefe do gabinete Fernando Martins de Sá, que fez os apontamentos sobre vários tópicos e respondeu questionamentos dos trabalhadores. Também participaram os vereadores Alan Automóveis, Gleison Begalli, César Patrick, Ivânia Soldati e Taíse Braz.
Segundo o prefeito, ele procurou entender as situações e as necessidades dos trabalhadores para intervir da melhorar forma. “Nossa prioridade, desde o começo da gestão, é priorizar os servidores. O que é de direito dos colaboradores será repassado.”
O Congresso Nacional promulgou no dia 5 de maio a emenda constitucional n° 120, que garante piso salarial nacional de dois salários mínimos - R$ 2.424,00 em 2022, a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A proposta tramitou na Casa por 11 anos.
Pelo texto promulgado, os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e os valores para pagamento estarão previstos no Orçamento com dotação própria e específica.
A proposta garante adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções e determina que estados, Distrito Federal e municípios devem estabelecer outras vantagens, como incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos.
Autor