Prefeitura abre diálogo com agentes comunitários sobre novo piso nacional da categoria
Padre Osvaldo recebeu profissionais e afirmou que "o que é de direito será repassado"
Foto: DIVULGAÇÃO - Prefeito, chefe de Gabinete e vereadores conversaram com agentes comunitários
Por Guilherme Gandini | 23 de maio, 2022
O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) se reuniu na quinta-feira, 19, com agentes comunitários no auditório Prof. Edgard Antunes, no piso térreo do Paço Municipal. Conforme postagem nas redes sociais, o chefe do Executivo disse ter abordado o novo piso salarial da categoria, recentemente promulgado pelo Congresso Nacional.   

O encontro teve a participação do chefe do gabinete Fernando Martins de Sá, que fez os apontamentos sobre vários tópicos e respondeu questionamentos dos trabalhadores. Também participaram os vereadores Alan Automóveis, Gleison Begalli, César Patrick, Ivânia Soldati e Taíse Braz.  

Segundo o prefeito, ele procurou entender as situações e as necessidades dos trabalhadores para intervir da melhorar forma. “Nossa prioridade, desde o começo da gestão, é priorizar os servidores. O que é de direito dos colaboradores será repassado.”  

O Congresso Nacional promulgou no dia 5 de maio a emenda constitucional n° 120, que garante piso salarial nacional de dois salários mínimos - R$ 2.424,00 em 2022, a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A proposta tramitou na Casa por 11 anos. 

Pelo texto promulgado, os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e os valores para pagamento estarão previstos no Orçamento com dotação própria e específica. 

A proposta garante adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções e determina que estados, Distrito Federal e municípios devem estabelecer outras vantagens, como incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Educação abre concurso para docentes que queiram mudar local de trabalho
Por Guilherme Gandini | 23 de abril de 2024
Cultura seleciona novos projetos para oferecer ‘oficinas extras’