O prefeito de Santa Adélia, Guilherme Colombo, participou do Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios, realizado no Memorial da América Latina, nos dias 21 e 22 de novembro. Promovido pela Federação Nacional de Consórcios Públicos, a abertura contou com a presença de diversas autoridades do Governo do Estado, prefeitos e secretários.
O evento debateu as políticas públicas municipais realizadas por meio dos consórcios públicos sob os aspectos legais, ambientais, econômicos e sociais. Após a abertura, foi realizado o painel sobre assuntos jurídicos – como a nova lei de licitações e de improbidade administrativa – e, no período da tarde, as discussões foram sobre o meio ambiente, com destaque para a reciclagem de resíduos da construção civil e domiciliares.
“O Programa SP+Consórcios foi o primeiro programa da história do Governo voltado exclusivamente aos consórcios públicos. No estado de São Paulo, dos 645 municípios, 577 integram um total de 67 consórcios. Destes, 37 são multifinalitários, que atuam nas mais diversas áreas, enquanto 30 consórcios possuem uma finalidade única. O nosso foco é potencializar para que todos sejam multifinalitários, que atuem em diversas áreas, e para isso o apoio da Federação é muito importante”, ponderou Rafael Goffi, coordenador de Consórcios Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do governo de São Paulo.
“As Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo estão entregando 27 usinas de resíduos para 27 consórcios diferentes. Muita coisa há por vir. Os projetos estão feitos, organizados e agora é hora de executar e que isso seja no País todo”, considera Goffi.
Saúde, educação e programas sociais também foram temas debatidos. Após os debates será divulgada uma Carta dos Prefeitos do Brasil à República. “Sempre é importante participar de debates como esses, podemos conhecer novas experiências e trocar ideias. Os consórcios também são importantes, principalmente para cidades menores, já que unindo forças podemos implementar melhorias que vão beneficiar toda uma região. Saber como estão funcionando e como podemos implantar é fundamental para buscar melhor qualidade de vida nas nossas cidades”, disse o prefeito Guilherme.
Autor