Decreto assinado pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB) na segunda-feira, 21, autorizou o uso de área do Parque Papa João Paulo II, no Jardim Aeroporto, pela Associação de Antigomobilistas da Região de Catanduva - Arca. A cessão tem prazo indeterminado. O espaço público fica próximo aos bolsões de estacionamento e tem 30 metros de cumprimento por 8 metros de largura.
No local, a Arca vai acomodar um antigo vagão de passageiros, doado pela Rumo e integrante do acervo do sistema ferroviário brasileiro, com o intuito de preservar a memória ferroviária. A estrutura será restaurada e ficará aberta à visitação. O local também funcionará como ponto de encontros mensais e anuais dos antigomobilistas de Catanduva e região.
A ideia começou a ganhar forma justamente no encontro anual da Arca, em abril, no Parque do Aeroporto – o evento atraiu mais de 650 veículos e 10 mil pessoas. “Tínhamos a ideia de ter uma sede naquele local para ser referência e, em conversa com o prefeito Padre Osvaldo naquele dia, tivemos sinal positivo para eventual cessão”, conta o presidente Gilberto Leite Penteado.
Com o projeto de instalar o vagão em mente, os integrantes da Arca conseguiram agendar encontro com Ricardo Salles, ex-ministro de Meio Ambiente e deputado federal eleito, quando ele esteve na cidade para atividade de campanha. Ele foi o responsável por intermediar contato com o presidente da Rumo, que confirmou a liberação de um antigo vagão-leito.
“Encaminhamos toda a documentação para a prefeitura e também para a Rumo para viabilizar a liberação, pedimos com trilhos e dormentes, para reproduzir o cenário exato da ferrovia. O vagão será a sede da Arca e nossos encontros mensais, hoje feitos na praça 9 de Julho, passarão para o novo local, que poderá até se tornar um conto turístico da cidade”, projeta Penteado.
No domingo, 20, Padre Osvaldo esteve no Encontro Mensal de Veículos Antigos de Catanduva, e entregou cópia do decreto municipal que dispõe sobre a permissão de uso da área. “A Arca é uma associação muito organizada e merece ser prestigiada”, elogiou. A expectativa do grupo de antigomobilistas é estar com a nova estrutura pronta até o encontro anual, em 16 de abril.
Autor