
A última Pré-Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na noite de quarta-feira, dia 25 de junho, reunindo famílias e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Catanduva. A atividade aconteceu no Creas e encerrou o ciclo de encontros preparatórios para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Com metodologia participativa, o ambiente foi organizado em mesas por territórios, facilitando o diálogo e a troca de experiências. Os participantes receberam perguntas norteadoras e, com o apoio da equipe técnica do Creas, iniciaram as discussões para o levantamento de propostas que serão levadas à conferência principal. Em plenária, as ideias foram compartilhadas e também houve a escolha dos delegados que representarão os usuários no evento municipal.
O encontro foi encerrado com a apresentação da peça teatral “Caminhos Cruzados”, promovendo reflexão sobre os desafios enfrentados por quem depende das políticas públicas de assistência social.
Ao longo do mês de junho, foram realizadas mais quatro pré-conferências, envolvendo usuários, profissionais e entidades dos territórios atendidos pelos CRAS Juca Pedro, Nosso Teto e Imperial, além do Centro POP. Todas as reuniões tiveram como foco a escuta ativa da população, garantindo espaços democráticos de construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas.
Todas as contribuições colhidas nessas etapas servirão de base para os debates da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para 2 de julho, das 7h30 às 14h, no Centro Universitário Padre Albino - Unifipa, Campus São Francisco (rua do Seminário, nº 281).
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência é aberta ao público e representa momento de participação social, onde a população tem voz ativa na formulação e avaliação das ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Catanduva.
Autor
