
O prazo para os eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos regularizarem o título se encerra nesta segunda-feira, 19. A uma semana do encerramento do prazo, 1,3 milhão de pessoas no estado ainda estavam com o documento pendente de regularização. Nos últimos dois meses, mais de 26 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar o título.
Em Catanduva, de acordo com as estatísticas disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 3.781 eleitores considerados faltosos nos últimos três pleitos, 60 estão regularizados, 21 não estão sujeitos ao cancelamento e 3.696 ainda precisam regularizar o título junto à Justiça Eleitoral. Há cerca de 20 dias, eram 3.727 eleitores com a situação pendente.
Quem não fizer a regularização pode ter o título cancelado. O serviço de regularização é gratuito, não havendo nenhuma cobrança por parte da Justiça Eleitoral. É necessário apenas que o eleitor pague a multa no valor de R$ 3,51 por turno que deixou de votar ou de justificar a ausência. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição.
Para consultar a situação do título, basta acessar a página de Autoatendimento Eleitoral ou o aplicativo e-Título (clicar em “Mais opções” na barra inferior da tela). Caso tenha multa, o pagamento pode ser feito por meio do Autoatendimento ou pelo aplicativo, inclusive via Pix. Os eleitores nessa situação também podem ser atendidos presencialmente em qualquer cartório.
Autor
