Prazo para envio da declaração do Imposto de Renda termina hoje
De acordo com balanço da Receita Federal, foram entregues em Catanduva 25.675 das 28.414 declarações esperadas
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Contador Amarildo Beneduzzi esclarece dúvidas e lista documentos necessários
Por Myllayne Lima | 31 de maio, 2022
 

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 encerra nesta terça-feira, 31 de maio. De acordo balanço da Receita Federal divulgado no dia 29, foram entregues em Catanduva 25.675 das 28.414 declarações esperadas.  

A Receita Federal prorrogou por 30 dias o prazo para a entrega da declaração neste ano. Segundo o órgão, o motivo do prazo mais elástico é compensar os efeitos da covid-19 na economia durante o ano passado e que agora estão se normalizando. 

“A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Ou seja, se você por acaso pagou a menos, tem saldo a pagar; porém, se pagou a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo. Isso geralmente ocorre por causa das deduções do Imposto de Renda”, explica o contador Amarildo Beneduzzi. 

O contador fala sobre o que é possível deduzir do Imposto de Renda. “Posso deduzir os gastos com saúde (recibos de médicos, dentistas, fisioterapeutas, planos de saúde), educação (escola paga, faculdade e pós graduação), pensão alimentícia e dependentes, por exemplo, estão incluídos na categoria despesas dedutíveis. Já doações ao Estado, que são doações a fundos municipais, estaduais e federais, podem reduzir em até 6% o imposto devido.” 

Amarildo alerta sobre os prejuízos, caso a declaração não seja entregue. “O contribuinte que atrasar o envio da declaração do Imposto de Renda 2022 (após dia 31 de maio) estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora.” 

O especialista destaca quais são os tipos de declaração do IR. “A Receita Federal disponibiliza dois tipos de declaração: a completa e a simplificada. Na minha opinião, o ideal é que você experimente fazer a declaração completa mesmo que não seja obrigado, uma vez que o próprio programa o informará caso a declaração simplificada seja mais vantajosa.” 

Beneduzzi frisa os requisitos para os dependentes. “A Receita Federal determina alguns requisitos para incluir alguém como dependente em sua declaração — basicamente, qualquer pessoa muito próxima de você, seja um familiar, seja alguém que tenha alguma responsabilidade judicial. Podem ser mulher, pais, filhos, enteados, irmãos, netos e bisnetos.” 

O contador lista, ainda, os documentos necessários para declaração do Imposto de Renda. “CPF dos dependentes; informe de rendimento das empresas onde trabalhou no ano de 2021; extrato de bancos e corretoras onde o contribuinte mantenha conta ou aplicações; extrato do INSS caso seja aposentado ou passou por algum afastamento em 2021; comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis caso possuir imóveis alugados; recibos de médicos, laboratórios, dentistas e educação (faculdade, escola paga, pós graduação, etc).” 

PAGAMENTO 

A Receita Federal paga nesta terça-feira, 31, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento vai ser feito para 3,3 milhões de contribuintes (3.383.969, precisamente) em 31 de maio - mesmo dia em que termina o prazo para entregar a declaração. 

O montante de R$ 6,3 bilhões será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

COMO CONSULTAR RESTITUIÇÃO 

Para consultar se vai receber no primeiro lote, o contribuinte deve ir ao site da Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas