Prazo para eleitores solicitarem voto em trânsito termina amanhã
Processo só pode ser feito de forma presencial no Cartório Eleitoral, com apresentação de documentos e indicação do local temporário do voto
Foto: NELSON JR/TSE - Eleitores devem indicar onde pretendem votar, sendo possível escolher locais diferentes para o primeiro e o segundo turno
Por Guilherme Gandini | 17 de agosto, 2022
 
 

Termina na quinta-feira, dia 18 de agosto, o prazo para os eleitores solicitarem o chamado voto em trânsito para as Eleições de 2022. A modalidade permite que pessoas que não estejam na cidade onde possuem seu título de eleitor cadastrado possam participar do pleito normalmente.  

“As pessoas que estiverem fora do seu domicílio eleitoral poderão requerer a transferência temporária de cidade de votação, desde que a cidade de destino tenha mais de 100 mil eleitores”, orienta o chefe do Cartório Eleitoral de Catanduva, Marcelo Micena.  

Quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado que vota, poderá participar das eleições tanto para os cargos de presidente da República, quanto para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital. Já os eleitores que pretendem votar em outro estado poderão participar da escolha apenas para o cargo de presidente da República. 

Para isso, os interessados precisam sinalizar a intenção para a Justiça Eleitoral. Esse processo só pode ser feito de forma presencial, em qualquer Cartório Eleitoral. É necessário apresentar documento com foto ao fazer e estar com o título de eleitor regularizado, além de indicar onde pretendem votar, sendo possível escolher locais diferentes para o primeiro e o segundo turno.   

Em situações onde foi requisitado o voto em trânsito e o eleitor não comparecer à cidade cadastrada no dia da eleição, será preciso justificar a ausência em qualquer seção eleitoral ou pelo aplicativo e-Título.   

Em Catanduva, quem desejar fazer o pedido deve procurar o Cartório Eleitoral na rua 7 de Fevereiro, 885, no Centro. Mais informações pelo telefone e/ou WhatsApp (17) 3523-9632.  

ACESSIBILIDADE  

O prazo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida requererem a transferência temporária da escola de votação também termina na quinta-feira, 18. “Muitas escolas possuem escadarias e outros obstáculos que dificultam a acessibilidade dessas pessoas até o local de votação”, pontua. 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório