Praça central e duas ruas de Catanduva fazem referência à República
Quem transita por esses locais, entretanto, nem sempre se atenta às referências
Foto: Reprodução - Praça da República, ponto de encontro da comunidade, faz referência mais evidente
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro, 2024

A Proclamação da República do Brasil, celebrada nesta sexta-feira, 15, é considerada um dos maiores fatos históricos nacionais. A data está registrada na nomenclatura de uma praça e duas ruas de Catanduva, conforme levantamento feito pelo professor e historiador Thiago Bacanelli. Quem transita por esses locais, entretanto, nem sempre se atenta às referências.

A Praça da República faz o registro histórico de forma mais evidente. O local serviu por muitos anos como ponto de encontro para os jovens catanduvenses e passou por reforma recente, sendo um dos espaços públicos mais importantes e conhecidos do município. Além da praça, a rua 15 de Novembro é outro ponto que faz alusão à Proclamação da República.

O terceiro local é a rua 24 de Fevereiro, data da promulgação da 1ª Constituição Republicana do Brasil, no ano de 1891. A elaboração do texto iniciou-se em 1889, e após a promulgação, vigorou durante toda a Primeira República, sofrendo apenas uma alteração no ano de 1927.

A Proclamação da República do Brasil, em 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, é considerada um levante político-militar que instaurou a forma republicana federativa presidencialista, derrubando a monarquia do Império do Brasil, que estava sob a liderança de D. Pedro II. Com isso, foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil, onde o Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente em um governo provisório.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Mais de 800 crianças fazem teste de fluência leitora em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Praça central e duas ruas de Catanduva fazem referência à República
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Corujas do Bem é primeira entidade contemplada em projeto da Matilat