Poupatempo tem 45 vagas no primeiro mutirão de julho para renovar CNH
Grade para agendamentos está disponível desde quarta-feira; foco é atender motoristas que precisam regularizar habilitações até o fim do mês
oto: Governo de São Paulo - Condutores precisam seguir o cronograma habitual de vencimento para renovar a CNH
Por Da Reportagem Local | 20 de julho, 2023

No próximo sábado, dia 22, o Governo de SP, por meio do Poupatempo em parceria com o Detran-SP, promove o primeiro mutirão do mês de julho para renovação de CNH. Serão 45 vagas oferecidas para a ação, que também acontecerá em 29, em Catanduva.

Os condutores interessados podem realizar o agendamento totalmente gratuito, que é obrigatório, desde quarta-feira, dia 19. O foco do mutirão é atender motoristas que precisam regularizar a situação das habilitações até o final deste mês.

Nos mutirões realizados de janeiro a junho deste ano, os postos do Poupatempo em todo o estado contabilizaram mais de 128 mil atendimentos. Em 2023, o Poupatempo já registrou quase 2 milhões de atendimentos para renovação de CNH, entre serviços presenciais e eletrônicos.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Ou seja, quem tem a habilitação válida em julho deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 dias antes da validade.

Importante lembrar que motoristas com CNHs vencidas em novembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) têm até o próximo dia 31 como oportunidade final para regularizar a situação.

AGENDAMENTO

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e pode ser feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran-SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento é enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

RENOVAÇÃO DA CNH

Para renovar a CNH, basta acessar o portal poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço