O prédio construído pela Prefeitura de Catanduva na Praça 9 de Julho durante a reforma feita na gestão do ex-prefeito Geraldo Vinholi (PSDB), que nunca ganhou uma destinação específica, será transformado em Posto de Informações Turísticas (PIT). O espaço público será assumido pela Coordenadoria Municipal de Turismo e a licitação para reforma do local já está aberta.
De acordo com o edital, documentos e propostas devem ser apresentados até as 14 horas do dia 10 de janeiro de 2023. A obra está estimada em R$ 60 mil e deverá ser concluída em até 60 dias. Serão feitos revestimentos de paredes e teto, esquadrias metálicas, troca de pisos, revisão hidráulica e elétrica, pintura geral e colocação de persianas e placa de identificação.
A instalação do Posto de Informações Turísticas é uma das exigências que Catanduva deve cumprir para enquadramento como Município de Interesse Turístico (MIT). Na administração do ex-prefeito Afonso Macchione Neto, quando foi feito o primeiro pleito, sem sucesso, o prédio da 9 de Julho também foi cogitado para essa mesma finalidade, mas o projeto não avançou.
Além disso, Catanduva também precisa concluir o estudo de demanda, o inventário turístico e, por fim, o Plano de Turismo, que demandará aprovação legislativa. A previsão é que os levantamentos, feitos por empresa de consultoria contradada, sejam finalizados em abril.
“Hoje está mais difícil de virar Município de Interesse Turístico porque todas as vagas estão preenchidas, vai depender de um ranqueamento e é para isso que a gente está correndo atrás, para ter pontos para alguém cair e a gente poder subir quando a gente for pleitear”, explica a coordenadora de Turismo, Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches.
Autor