A sessão solene de posse dos deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) acontece nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 15 horas. A cerimônia será realizada no Plenário Juscelino Kubistchek e transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp e pelo Youtube e redes sociais oficiais da Casa.
Serão empossados os 94 parlamentares eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral. Desses, 55 foram reeleitos para continuar representando o povo paulista; 32 assumem pela primeira vez uma cadeira na Alesp e outros sete já foram deputados ou deputadas em legislaturas anteriores e agora retornam para mais quatro anos.
Representando a região, Beth Sahão (PT) iniciará seu sexto mandato, o terceiro em que é eleita de forma direta, tendo assumido outros três a partir da suplência. Ela contabilizou 18.599 votos em Catanduva nas eleições do ano passado, o que representou a maior votação conquistada por ela na cidade, e alcançou 65.407 votos em todo o Estado de São Paulo.
“Minha expectativa é pela realização de um mandato em que eu acumulo uma experiência muito grande, mais madura, com um olhar ainda mais profundo sobre as demandas da nossa população, não só de Catanduva, especialmente para mim, mas de toda a nossa região e do nosso interior paulista”, comentou Beth ao jornal O Regional.
A parlamentar, que é formada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), diz que quer estreitar a relação da Assembleia Legislativa com o interior e propor discussões sobre vários temas.
“(Quero) fazer debates que são importantes na área da mulher, da criança e do adolescente, do desenvolvimento regional, dos direitos humanos, da saúde da população, já que essa é uma área bastante nevrálgica e que nós vamos estar atuando de forma muito próxima”, disse.
Ao mesmo tempo, Beth frisa que destinará recursos para os municípios através das entidades sociais e com destaque para a saúde, área com a qual, afirma, tem dialogado e ajudado muito.
“Nessa legislatura nós estamos tentando construir parceria ainda maior com o governo federal, já que somos próximos, do mesmo partido, e acredito que esse diálogo com os diferentes ministérios e estatais do governo federal vai ser muito positivo para a nossa gente, na medida que vamos potencializar nossas ações. A gente vai “colar” nosso mandato aos deputados federais que fizemos parceria, bem como de ministérios vinculados ao governo federal”, projeta.
No Estado, Beth Sahão garante que vai compor a principal bancada de oposição ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Sempre com muita responsabilidade, como a gente já fez em governos anteriores. Ou seja, aquilo que for bom para a população, que nós entendermos que não tem nenhum prejuízo para o Estado e para a população, vamos ser favoráveis, aquilo que não for, vamos nos posicionar sempre com muita competência e muita capacidade, mas sempre buscando os interesses e anseios de toda a nossa gente.”
Ela ainda agradeceu os votos recebidos. “Quero agradecer pela confiança depositada, pelos votos que eu recebi em Catanduva, os votos que eu recebi na nossa região, fui a deputada mais votada em várias cidades, inclusive na minha, e vou estar com meu mandato sempre aberto, que vocês continuem contando comigo”, declarou.
Autor