Por lealdade, Richard Casal renuncia à presidência do PDT e cria o PRD
Homem de confiança de Padre Osvaldo discordou da imposição em apoiar o PT nas eleições
Foto: Arquivo Pessoal - Durante sua presidência de Richard Casal, o PDT elegeu três vereadores
Por Da Reportagem Local | 29 de março, 2024

O jornalista Richard Casal, atual secretário municipal de Administração e Comunicação, renunciou pacificamente ao comando do PDT de Catanduva. Segundo ele, o motivo de sua saída foi discordar com a imposição do Diretório Nacional do PDT em tentar obrigar os dirigentes catanduvenses a apoiarem o PT nas próximas eleições municipais.

“Não concordamos, porém respeitamos. Os partidos precisam ter autonomia para apoiar quem desejarem. Defendo a democracia, onde a vontade da maioria prevalece. Saio de portas abertas e cabeça erguida do PDT, onde construímos um legado inigualável de conquistas. Sou grato a todos, não tenho motivo para criticar”, disse Casal.

Richard Casal ingressou no PDT em fevereiro de 2019, herdando o partido com apenas 140 filiados e sem representatividade na Câmara. Durante sua presidência, a legenda elegeu três vereadores: Gleison Begalli, Mauricio Riva e Nelson Tozo, conquistando cerca de 9 mil votos nas eleições de 2020. Em seguida, seu partido venceu a eleição pela presidência da Câmara.

Em 2022, Richard lançou seu irmão para deputado estadual pelo PDT. O comandante Robinson Farinazzo Casal conquistou a 2ª suplência no Estado de São Paulo e pode assumir a titularidade a qualquer momento. No ano passado, o PDT de Catanduva elegeu seu vice-presidente Evandro Seminatti como o conselheiro tutelar mais votado do Brasil: 1.162 votos, recorde na cidade.

Sob a liderança de Richard Casal, o PDT local tem 1.012 filiados atualmente. Segundo o gestor, ele deixa o partido com “saldo bancário positivo, documentação impecável e uma história inigualável de lutas e conquistas”. Seu novo destino será o PRD (Partido da Renovação Democrática), onde pretende reiniciar “uma jornada do bem”.

“Jamais eu poderia virar as costas para Padre Osvaldo, um líder que admiro e um amigo muito querido. A continuidade do seu governo humanista é o melhor para Catanduva nos próximos anos”, declara Richard Casal.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência