População de Catanduva pede ação estadual nas áreas social e de saúde
Equipe da Alesp esteve na cidade para consulta popular, antecedendo audiência pública
Foto: Matheus Batista - Câmara de Catanduva sediará audiência pública da Alesp no dia 12 de agosto
Por Guilherme Gandini | 26 de julho, 2023

Catanduva foi a terceira cidade visitada pela equipe de Jornalismo da Rede Alesp para a série especial de reportagens sobre as audiências públicas do orçamento estadual para 2024. A partir de consulta popular, foi constatado que entre as principais pautas que devem ser levantadas durante o encontro promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, estará a atuação do Estado nas áreas da Saúde e da Assistência Social do município.

A cidade receberá os parlamentares da Alesp para debater o orçamento estadual do próximo ano no dia 12 de agosto, às 10 horas, na Câmara de Vereadores.

Um dos que falaram com a equipe da Alesp foi o vice-presidente da Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social de Catanduva, Nilton Vieira, que coordena o grupo responsável por captar recursos e dar apoio administrativo para 43 entidades do terceiro setor da região.

O gestor afirmou que o trabalho da Arcos é positivo e tem dado resultado, mas frisou que é necessário apoio estadual, como a destinação de recursos para a assistência social. "Queremos fortalecer esse trabalho de cooperação. Temos dificuldades no custeio de obras e operações, é preciso ter um olhar para a alocação de recursos para essas entidades", completou.

Tema recorrente nas audiências públicas do orçamento realizadas pela Alesp, a destinação de recursos para a área da saúde também é assunto central em Catanduva.

Para o conselheiro de Saúde, Antônio Bento da Cunha, a região precisa de apoio do Estado para dar celeridade às filas por cirurgias eletivas e exames de alta e média complexidade. "A cidade está fazendo o que pode com a verba que possui, mas precisamos de mais apoio estadual para que os hospitais consigam atender a nossa população", afirmou à Alesp.

O conselheiro destacou as demandas reprimidas por conta da pandemia e faz o chamado para que a população participe das audiências. "As filas que já eram enormes e estão aumentando. Temos 19 cidades que dependem dos hospitais de Catanduva. Peço para todos que possam comparecer que estejam lá na Câmara para fazer suas reivindicações", completou.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência