O 3º Batalhão de Polícia Rodoviária, juntamente com o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), segmento especializado da Polícia Militar, alinhado ao Programa 'Respeito à Vida - São Paulo Dirigindo com Responsabilidade', desencadeará no dia 14 de abril, quinta-feira, feriado em Catanduva, até o domingo, 17, a Operação 'Paixão de Cristo/Páscoa 2022'. O objetivo é reforçar o policiamento para proporcionar mais segurança aos usuários da malha rodoviária.
O 3º BPRv estará presente, com todo o efetivo operacional nos mais de 5,4 mil quilômetros da malha rodoviária de São Paulo na região de Araraquara, Rio Claro, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, que engloba a microrregião de Catanduva, direcionado às áreas de incidência criminal e de sinistralidade viária, de forma a aumentar a percepção de segurança.
De acordo com a Polícia Rodoviária, o trabalho será desenvolvido de forma conjunta com as concessionárias de Rodovias, DER, Artesp e outros parceiros.
“Durante todos esses dias, a atuação do Policiamento Rodoviário buscará sedimentar condições de trafegabilidade cada vez mais seguras, conscientes e humanizadas, com foco na fiscalização da questão comportamental do motorista, posto que a falha humana constitui-se como a principal causa de sinistros de trânsito (90%, segundo a OMS)”, frisa o órgão.
O policiamento buscará coibir as infrações de trânsito de embriaguez ao volante, que prevê multa e suspensão do direito de dirigir – uma vez que a presença de álcool no organismo do condutor, por si só, altera sua capacidade de dirigir e potencializa os riscos de acidentes.
“Nesse sentido, o Comando de Policiamento Rodoviário traz a importância de combater esse tipo de comportamento ao volante, principalmente com a adoção do 'etilômetro seletivo', equipamento que permite uma identificação qualificada e preparatória para o teste ativo.”
Também serão fiscalizados os limites de velocidade, o uso indevido do celular ao volante e feitas orientações a pedestres e ciclistas em locais de risco. “No período noturno há maior risco de atropelamentos de pedestres pela carência de iluminação e, ao mesmo tempo, alguns pedestres, ainda insistirem em cruzar as vias em regiões de alto volume de tráfego”, pontua.
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