
Equipes da 1ª Companhia do 30º BPM/I realizavam a Operação Saturação no município de Catanduva, na tarde de sábado, 13, quando se depararam com uma ocorrência envolvendo direção perigosa, desobediência e resistência durante a tentativa de abordagem a um motociclista. O fato teve início quando duas motocicletas se aproximaram de um bloqueio policial montado em rua do bairro Conjunto Euclides Figueiredo.
Enquanto uma delas passou normalmente, a outra realizou manobra brusca e iniciou fuga em alta velocidade, desobedecendo a ordem de parada dada pelos policiais, mesmo com sinais sonoros e luminosos ativados. O condutor passou a realizar manobras perigosas, desrespeitando sinalizações de trânsito e colocando em risco sua integridade, a de terceiros e a dos policiais.
O acompanhamento se estendeu por diversas vias da cidade e, ao passar por uma lombada em alta velocidade, já em uma avenida, o motociclista perdeu o controle da direção e caiu ao solo. Mesmo após a queda, ele resistiu à abordagem, sendo necessário contê-lo e algemá-lo. Durante busca pessoal, nada de ilícito foi localizado com o indivíduo.
Durante o atendimento à ocorrência, um segundo homem chegou ao local pilotando a outra motocicleta e afirmou ser amigo do condutor. Apesar de orientado a se afastar, ele recusou-se a obedecer e também demonstrou resistência à abordagem.
O motociclista ferido foi encaminhado à UPA com escoriações leves. Ambos os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde o delegado plantonista tomou ciência dos fatos, elaborando o Boletim de Ocorrência Policial pelos crimes de direção perigosa, desobediência e resistência, e liberou os indivíduos após os procedimentos legais. As duas motocicletas foram recolhidas.
Autor
