Polícia Militar lança programa Vizinhança Solidária para reduzir índices de criminalidade
Conjunto de ações busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local
Foto: POLÍCIA MILITAR DE CATANDUVA - Polícia Militar está implantando programa em diversos bairros do município
Por Da Reportagem Local | 23 de março, 2022

Com o objetivo de integrar a comunidade nos assuntos que envolvem a segurança pública, a Polícia Militar de Catanduva está implantando em diversos bairros do município o programa Vizinhança Solidária, em que os moradores estão sendo incentivados a cuidarem um dos outros. Os resultados positivos estão aparecendo.

O programa é um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, estimulando a mudança de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.

O projeto prevê que qualquer movimento suspeito na rua deve ser indagado entre os moradores. Luzes acesas em horários impróprios à rotina do vizinho, portão aberto quando se sabe que o dono da residência está no trabalho ou viajando, carro estacionado por muito tempo na via pública, entre outros, são alguns dos exemplos de casos em que a comunidade local deve ficar atenta.

De acordo com o capitão Osmair Renan Garcia da Costa, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Catanduva, os vizinhos precisam conhecer a rotina uns dos outros para poderem ser prestativos quando identificarem alguma movimentação suspeita.

Para receber os benefícios do Vizinhança Solidária, o cidadão deve procurar a Companhia da Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança da localidade, a fim de preencher o requerimento de análise de vulnerabilidade. Uma vez inseridos no projeto, os moradores são ensinados a adotar medidas preventivas, além de serem orientados como procederem com suas rotinas.

Placas de identificação do projeto são afixadas em pontos estratégicos e a Polícia Militar promove reuniões de mobilização com a comunidade, identifica e cria proximidade com as lideranças comunitárias, profere palestras sobre Prevenção Primária de Sensibilização, visita tutores e monitora os indicadores criminais da região.

A Polícia orienta que ações ou iniciativas isoladas devem ser evitadas. Em casos de emergência, ligue 190.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Empregos crescem 23% em fevereiro e cidade soma 541 vagas no ano
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Casamentos homoafetivos crescem em 2022; Catanduva teve 8 uniões
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim