A Polícia Militar de Catanduva intensificou as ações de prevenção aos furtos de veículos, com reforço no policiamento e distribuição de panfletos com dicas de segurança. O objetivo da conscientização é minimizar o risco desse tipo de delito, que aumentou no município.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), Catanduva registrou 49 ocorrências do tipo no primeiro semestre do ano passado, ao passo que de janeiro a junho deste ano foram 51 casos – marcando dois furtos a mais, alta de 4%.
Ao jornal O Regional, o tenente-coronel PM Perin, comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), que tem sede em Catanduva, confirmou a preocupação da PM em relação aos crimes contra o patrimônio de forma geral, incluindo os furtos de veículos.
“A ação policial está focada na prevenção de tais delitos, com ênfase em operações e ações preventivas”, afirmou Perin no início deste mês, reforçando que, apesar de o aumento absoluto dos furtos de veículos ter sido pequeno (dois casos), a PM reforçaria as ações preventivas.
Ele acrescentou que, nos casos em que há prisões de autores de furtos de veículos, a PM está verificando se eles têm sido mantidos presos durante a audiência de custódia, de que região são e obtendo informações gerais a fim de subsidiar o direcionamento e a atuação policial.
ORIENTAÇÕES
O tenente Nascimento, chefe da Seção de Comunicação Social da PM, listou recomendações que podem garantir mais tranquilidade. “Muitas vezes este tipo de crime ocorre em decorrência de descuidos da vítima como, por exemplo, deixar o veículo estacionado na rua de madrugada, deixar vidros abertos e até mesmo portas destravadas e chaves no contato”, pontua o policial.
A primeira orientação é fechar inteiramente o veículo ao estacionar, ainda que seja por alguns minutos ou mesmo que esteja na garagem de casa ou do edifício. Outro cuidado é utilizar garagens ou estacionamentos credenciados e, na via pública, evitar locais ermos e afastados.
“Evite deixar seu veículo pernoitar em via pública, procure guardá-lo em uma garagem. Estacione o mais próximo possível de seu destino. Se possível, equipe seu veículo com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto, como alarmes, travas (travas mecânicas, de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível), localizadores, etc”, recomenda.
Também é importante evitar deixar bolsas e objetos expostos nos bancos do veículo, pois isso atrai a atenção de infratores. Também não se deve deixar as chaves no contato, mesmo que por poucos instantes, e, dentro do possível, optar por locais bem iluminados e movimentados.
“Caso seu veículo seja furtado, ligue imediatamente para a Polícia Militar, telefone 190, fornecendo todas as informações possíveis sobre o ocorrido e, posteriormente, compareça ao Plantão Policial para o registro do Boletim de Ocorrência”, instrui o PM.
Autor