A Polícia Militar de Catanduva realiza na quinta-feira, 13 de junho, às 14 horas, a formatura de cerca de mil alunos das escolas públicas municipais que cursaram o Proerd - Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência neste início de ano. O evento será no Ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema, e reunirá educadores e familiares.
O Proerd ministra lições destinadas a crianças e adolescentes, mediante envolvimento de pais e professores, com o intuito de transmitir informações e conhecimentos para desenvolver a cultura de paz, cidadania, valorização da vida e dignidade da pessoa humana, com estratégias de análise de escolhas, pelo Modelo de Tomada de Decisão Proerd em todas as situações da vida, bem como para evitar o uso de drogas e a prática de violência entre as pessoas.
De acordo com o cabo PM Zerbato, que vai se aposentar e conduziu sua última turma do Proerd em 12 anos de dedicação ao projeto, as atividades foram desenvolvidas ao longo de quatro meses com as turmas do 5º ano de 15 escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Os participantes têm em torno de 10 anos de idade.
A novidade desta edição do Proerd, segundo ele, é que a melhor redação de cada escola, seguindo o tema “O Proerd em minha vida”, ganhará um smartphone de presente. A seleção dos melhores textos será feita pela própria Polícia Militar e poderá levar em conta o histórico do comportamento dos alunos, em caso de empate.
O Proerd é realizado em Catanduva há 30 anos, com média de mil formandos a cada edição. Nos próximos seis meses o projeto será levado para escolas da região de Catanduva, abrangendo outros nove municípios atendidos pelo 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior - BPM/I.
Autor