Polícia Militar cria Vizinhança Solidária e implanta Plus Code na área rural
No programa, papel dos moradores é levar informações de crimes e atitudes suspeitas ao conhecimento dos policiais
Foto: DIVULGAÇÃO/PM - Mapeamento da área rural tem cerca de 500 pessoas envolvidas em projeto de segurança comum
Por Da Reportagem Local | 20 de agosto, 2022
 

O 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Catanduva, está mapeando a área rural da região e cerca de 500 pessoas, entre moradores, proprietários e funcionários, já receberam um cartão personalizado contendo o Plus Code da propriedade. Trata-se de um código de GPS que auxiliará a viatura a chegar o mais rápido possível ao local. 

Conhecido como CEP Digital, o sistema converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhante aos códigos postais. 

Segundo o capitão Renan, quando o proprietário rural precisar do apoio da Polícia Militar e ligar para o telefone de emergência 190, ele vai informar o Plus Code e o policial que está na viatura com o terminal móvel de dados vai traçar a rota mais rápida, por meio do GPS, até a porteira de entrada da propriedade, facilitando a ação policial. 

Além do Plus Code, as pessoas estão sendo convidadas a fazer parte de um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas. Lá os proprietários podem trocar informações, fotos e tudo que for preciso para colaborar com a segurança do campo, compondo a Vizinhança Solidária. Além disso, eles receberão dicas importantes de prevenção primária de segurança. 

Na quinta-feira, 18, o capitão Renan e o cabo Rodrigo entregaram algumas placas do programa, que serão afixadas nas fachadas das propriedades rurais, indicando que aquela região está unida, envolvida em um objetivo de segurança comum. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva