A Polícia Militar de Catanduva pretende contratar empresa especializada para fornecer equipamento limitador de velocidade móvel, a popular “lombada eletrônica móvel”, para uso em atividades de bloqueio e fiscalização do trânsito no município.
A cotação está sendo conduzida pelo Departamento de Gestão de Licitações e Contratos da Prefeitura de Catanduva. O equipamento que está sendo orçado ficará sobre uma carreta móvel com bateria, inversor e placa solar. O custo do aparelho não foi divulgado.
Conforme termo de referência, o radar conseguirá medir a velocidade dos veículos na faixa de 15 metros. Já a estrutura deverá conter painel fotovoltaico, sinalização com ajuste de 360° e painel indicativo de velocidade removível com as várias opções de limite das vias.
O documento indica que a finalidade é “o aumento da efetividade das atividades de bloqueio e fiscalização de trânsito na cidade de Catanduva, bem como proporcionar melhores condições de segurança para os agentes envolvidos na ação.”
Questionado, o 30º Batalhão de Policia Militar do Interior informou que o equipamento será utilizado durante operações de bloqueio e direção segura, de forma preventiva e em caráter orientativo, sem a finalidade de aplicação de infrações de trânsito; e em ações de Educação no Trânsito com objetivo de conscientização dos motoristas para a segurança nos deslocamentos.
A tecnologia também será utilizada no curso de técnicas de direção policial, realizado pelo BPM/I, auxiliando os instrutores na aferição de velocidade das viaturas nas aulas práticas.
Autor