A Polícia Civil de Santa Adélia desarticulou, na tarde de quarta-feira, 12, esquema criminoso envolvendo o furto e a comercialização ilegal de receituários de uso controlado e medicamentos. A operação resultou na recuperação de diversos itens e na condução de uma suspeita.
A investigação teve início após o registro de furtos de blocos inteiros de receituários controlados em unidades de saúde e hospital do município, seguidos pelo furto de carimbos de médicos da cidade. As diligências, coordenadas pelo delegado Tiago Mota Tavares da Silva e executadas pela equipe policial, permitiram monitorar uma suspeita envolvida no esquema.
Após a representação da autoridade policial ao juízo competente, foi expedido um mandado de busca e apreensão na residência da investigada. No local, foram encontrados, dentro da geladeira, um bloco de receituário azul e um carimbo.
No interior da casa, a equipe apreendeu folhas em branco de atestados médicos, receituários azuis e brancos, folhas avulsas de receituários de uso controlado já iniciados, receituários preenchidos em nome da investigada e de terceiras pessoas, além de três aparelhos celulares.
Conduzida à delegacia, a investigada confessou o crime, detalhando o esquema criminoso. Segundo as apurações, profissionais da saúde eram aliciados para subtrair os receituários, que posteriormente eram comercializados pela investigada na cidade e região. A análise dos celulares apreendidos, com prévia autorização judicial, corroborou as negociações ilícitas.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações prosseguirão com o objetivo de identificar todas as pessoas que se beneficiaram do uso dos receituários, bem como estabelecimentos comerciais e profissionais da saúde que possam ter auxiliado na prática criminosa.
Autor