
A Delegacia Seccional de Catanduva, por intermédio da DIG - Delegacia de Investigações Gerais e demais unidades distritais e delegacias da sub-região, deflagrou entre os dias 26 e 28 de agosto a Operação Cegueira Deliberada, voltada para o combate à receptação qualificada de metais, especialmente fios e cabos de cobre provenientes de furtos de infraestrutura urbana.
A ação foi coordenada pelo Deinter-5, de São José do Rio Preto, e resultou na fiscalização de 30 estabelecimentos comerciais e uma residência, com o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão. Um dos principais resultados foi a apreensão de mais de 2 toneladas de fios e cabos elétricos, reforçando a gravidade da prática criminosa.
Durante as diligências, duas pessoas foram presas em flagrante. Ao todo, 46 pessoas foram abordadas e 26 conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Dez veículos foram fiscalizados e um apreendido. A operação mobilizou 42 policiais civis de Catanduva e região.
As ações foram divididas em três fases: o primeiro dia foi voltado à fiscalização de estabelecimentos receptadores; o segundo à responsabilização de autores de furtos; e o terceiro à fiscalização de veículos e sucateiros móveis, com foco na logística do transporte e escoamento irregular de metais.
Autor
