![](https://oregional.com.br/media/noticias/a4ea2cd7231d93313ccc78c8963bf014.jpg)
A Delegacia de Investigações Gerais de Catanduva (DIG) deflagrou na manhã desta terça-feira, 21, a Operação CheckIMEI, que visa combater furtos e roubos de celulares, atingindo eventuais receptadores que comercializam aparelhos sem procedência legal, provenientes de crimes. Durante a ação, foram fiscalizados 40 estabelecimentos comerciais da cidade e região.
Ao todo, foram apreendidos 339 telefones celulares suspeitos, para os quais não foram apresentadas notas fiscais ou comprovada sua procedência. Os aparelhos serão submetidos à investigação policial visando ao levantamento de eventuais boletins de ocorrência de furtos, roubos e estelionatos para que possam ser devolvidos às vítimas.
Para viabilizar a operação, foi realizado pelo setor de investigações de cada unidade policial o levantamento prévio de prováveis locais onde há o comércio de aparelhos celulares usados, chegando-se à lista de estabelecimentos que foram vistoriados. O objetivo principal é retirar celulares produtos de crime do mercado ilegal e enfraquecer as quadrilhas envolvidas.
“A Polícia Civil ressalta a importância fundamental do registro de boletins de ocorrência pelas vítimas, pois isso é essencial para a abertura de investigações e para garantir que os responsáveis sejam identificados e punidos. Além disso, é recomendado que as vítimas mantenham seus dados de contato, como os números de telefones celulares, sempre atualizados nos sistemas policiais. Isso facilita o acompanhamento dos casos, a comunicação da Polícia com as vítimas e agiliza o processo de resolução das ocorrências, contribuindo para maior segurança e eficiência nas investigações”, reforçou a Polícia Civil, em nota.
De acordo com informações da Polícia Civil, as diligências foram realizadas em Catanduva, Pindorama, Santa Adélia, Ariranha, Paraíso, Palmares Paulista, Novais, Tabapuã, Catiguá e Elisiário. A operação teve a participação de 44 policiais civis e 22 viaturas policiais da Seccional de Catanduva, englobando equipes da DIG, Dise, distritos policiais e delegacias de polícia.
“Este tipo de operação reafirma o compromisso da Polícia Civil do Estado de São Paulo com a segurança pública e o enfrentamento de organizações criminosas que operam na cidade e região”, pontuou o delegado titular da DIG, Hélvio Roberto Bolzani.
Autor
![](https://oregional.com.br/media/autores/4189d6664c91b7d2e294d6b40438f422.jpg)