A Polícia Militar Ambiental de Catanduva atendeu denúncia nesta segunda-feira, 5, de que um morador de Tabapuã, residente em uma chácara, estaria com um cão submetido a maus-tratos. Ao chegar ao local, foi encontrado um cachorro macho de porte médio infestado de miíase, a popular bicheira, em toda a sua face: os dois globos oculares e parte da boca já haviam sido deteriorados.
Também foram constatados sinais de desnutrição e outros ferimentos pelo corpo e um veterinário da cidade foi acionado para, de imediato, realizar os primeiros socorros.
O animal foi levado a uma clínica local e avaliado por dois profissionais - ambos, em conjunto, após efetuarem os procedimentos médicos, deliberaram pela eutanásia, devido ao grau severo das enfermidades.
A Polícia Ambiental ainda realizou diligências pela região, após informações prestadas para a equipe, sendo encontrado o tutor do cão, que estava ausente no momento do flagrante. O autor foi apresentado no plantão de Polícia de Catanduva, cujo delegado elaborou o crime de maus tratos a animais e determinou sua prisão,
O autor também foi autuado, mediante auto de infração ambiental, pelo crime correlato totalizando R$ 6 mil. Ele permanecerá à disposição da Justiça.
Autor