O capitão PM Pivotto, comandante da 1° Companhia de Polícia Militar de Catanduva e Região, do 30° BPM/I, alerta para golpe que vem se repetindo nas agências bancárias da região. Trata-se do famoso "chupa-cabra", dispositivo que retém o cartão do usuário no caixa eletrônico.
No último sábado, 17, um equipamento do tipo foi apreendido em Catanduva, mas o golpe já havia feito vítimas na própria cidade e em outras da região.
Nessa ação, os bandidos colocam o mecanismo no caixa eletrônico para que, na hora que a pessoa inserir o cartão, ele fique retido. “Tem alguém no banco, se passando por um orientador, e fala para a pessoa ligar para um número 0800 que ele fornece. Do outro lado da linha, tem outro bandido, que retém todos os dados que a vítima, no desespero, acaba passando”, relata.
Com as informações pessoais do usuário, eles fazem empréstimos e utilizam o cartão da vítima em estabelecimentos comerciais até que a pessoa perceba que foi enganada e providencie o bloqueio. “Mas até esse período de tempo, eles conseguem hoje, através do aplicativo de banco, fazer empréstimos e aplicar o golpe nas pessoas. Então, não caiam nesse golpe.”
A orientação da PM é que, caso o cartão fique retido num caixa eletrônico, a pessoa deve ligar para o 190 da Polícia Militar ou para o banco, mas utilizando número que conste no aplicativo do próprio banco. “Não aceite número de terceiros e nem orientação de terceiro que está no banco, porque provavelmente é alguém da quadrilha que vai aplicar o golpe.”
Autor