Plantão de vacinação em Itajobi aplica mais de 100 doses no sábado
Foram 33 doses da vacina contra Influenza, 35 contra a poliomielite, 16 da vacina contra a covid-19 e 35 doses de vacinas de rotina
Foto: DIVULGAÇÃO - Plantão de vacinação atingiu as expectativas do setor de saúde do município
Por Stella Vicente | 28 de setembro, 2022
 

A cidade de Itajobi promoveu plantão de vacinação no último sábado, dia 24, no Posto Central da cidade. A ação teve início logo pela manhã, às 8 horas, continuando até às 16 horas. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, foram aplicadas, ao todo, 119 vacinas durante o plantão.  

Foram 16 doses de vacina contra a covid-19, 33 doses da vacina contra a Influenza e 35 contra a poliomielite. Além dessas, foram aplicadas também 35 doses de vacinas de rotina para atualização da caderneta de vacinação.  

O coordenador de Saúde do município, o enfermeiro Leandro Martins, diz que as expectativas do plantão foram atingidas. “A população compareceu em grande número, fazendo com que, por exemplo, a cobertura da Campanha contra Poliomielite atingisse cobertura superior a meta geral do país para esta campanha, de 95%, enquanto a do município passou a atingir depois deste dia a cobertura de 100%", destaca Leandro.  

Mesmo atingindo as expectativas para este dia, Itajobi segue realizando constantemente ações em programa de rádio, rede social, trabalhando em alguns sábados e em todo começo do mês tem horário estendido até as 19 horas para vacinação.   

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de manter a regularidade das vacinas, diminuindo a probabilidade de contrair algumas enfermidades, explica o coordenador. 

Ele ainda diz que a importância da vacinação de um modo geral vai muito além da prevenção individual. "Ao vacinar, a pessoa está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença, diminui também número de hospitalizações, redução de gastos com medicamentos e redução de mortalidade", explica.  

A campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio, doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus e que pode provocar paralisia infantil, termina na sexta-feira, dia 30, em todo o Brasil. 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Urupês zera fila de espera de até três anos por aparelhos auditivos
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Detran-SP leva 78 lotes a leilão agendado para Bebedouro
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Tribunal de Justiça instala 2ª Vara do JEC em São José do Rio Preto