Pindorama inaugurou na última quinta-feira, dia 26, uma Casa Lar no município, instituição destinada ao acolhimento de crianças e jovens em situação de risco pessoal e social ou abandono. A fim de fornecer este benefício na cidade, a Prefeitura Municipal promoveu um chamamento público, onde a Associação Recomeçar tornou-se responsável pela prestação do serviço.
A Casa Lar atenderá indivíduos de 0 a 17 anos de idade, onde os casos serão encaminhados pela Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar. O objetivo é fornecer acolhimento temporário até o retorno ao convívio com a família de origem.
Segundo a secretária de Assistência Social de Pindorama, Gislaine Lopes, o acolhimento é cuidadosamente planejado, favorecendo a criança o convívio comunitário, garantindo condições adequadas de habitação, educação, vestuário, alimentação, escolaridade, preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Além disso, visa promover a participação em atividades culturais e esportivas, de acordo com o Plano Individual de Atendimento, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem.
“A instituição é de extrema importância para garantir e por zelar pela integridade física e emocional de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos desatendidos ou violados, seja por uma situação de abandono social, seja pelo risco pessoal a que foram expostos pela negligência de seus responsáveis”, destaca a secretária.
A Casa Lar é 100% financiada por recurso municipal e surgiu da necessidade observada pelo prefeito, Geraldo Felippe Júnior. “É um trabalho de humanização que estamos fazendo com as crianças de Pindorama. Implantamos isso para que nossas crianças, que tenham algum problema familiar, não fiquem abandonadas e saiam [da Casa Lar] prontas para enfrentar o dia a dia”, disse o prefeito na inauguração da instituição.
Autor