Nesta quinta-feira, dia 21 de março, o município de Pindorama celebra seu aniversário de 98 anos. Em 2024, a programação festiva conta com show de Antony & Gabriel e outros artistas locais, Missa em Ação de Graças, Desfile Cívico, apresentação de fanfarra, campeonato de vôlei e carreta para as crianças.
Hoje, a cerimônia do Dia do Município está marcada para as 10 horas, no Centro Comunitário Dona Lia. Mais tarde, a partir das 13 horas, na Vila Roberto, a Carreta Maximus estará disponível para a criançada. Em seguida, às 15 horas, a carreta estará no bairro Jardim das Palmeiras, e às 17 horas na Cohab Hélio Trida.
No período da noite, às 19h30, acontece na Paróquia Santo Antônio a Missa em Ação de Graças, que será celebrada pelo padre Fábio Vieira, o padre Fabinho. Já às 20h30, no Cecotra, haverá show com a dupla local Rúbia & Gabriel.
Na sexta-feira, dia 22, também no Cecotra, acontece o show com a dupla sertaneja Antony & Gabriel, a partir das 20 horas. Os artistas são donos dos hits “Ram Tchuuu”, “Tcc - truco Cerveja e Churrasco”, “Os Caipira Também Pode” entre outros. Os DJs Leandro Rocha e Pial completam a noite.
No sábado, dia 23, no Centro de Esporte e Lazer Ademar Maciel “Dema”, a Areninha, a partir das 19 horas, acontece a final do campeonato de vôlei de areia. No local também haverá apresentação do Robô Balada com DJ e show com Juliana Moraes, além de distribuição de refrigente, pipoca e algodão doce aos participantes.
Fechando a programação festiva, no domingo, dia 24, está previsto o Desfile Cívico, com a presença da Fanfarra Fama, a partir das 8 horas. O percurso terá início no Centro de Esporte e Lazer Ademar Maciel “Dema”, a Areninha, e seguirá até o Paço Municipal.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
Pindorama faz parte da microrregião de Catanduva e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população estimada de 14.542 pessoas (2022) e área territorial de cerca de 184,825 km².
Conhecida como Terra das Palmeiras, significado de Pindorama, a cidade tem raízes indígenas, assim como seu nome. Segundo escreveram os professores Brasil Procópio de Oliveira e Pascoal Toratto, o território que hoje compreende o município era habitado por índios, que acabaram dizimados após um conflito com tropas imperiais durante a Guerra do Paraguai.
Décadas depois, em 1907, especuladores imobiliários resolveram comprar terras na região por conta da ferrovia que passaria no local e pensando no lucro que teriam com o povoamento. Em seguida, imigrantes italianos migraram ao local, dentre eles Ferdinando Massimiliano Motta, que se mudou para as terras com sua esposa e filhos. A família Motta, junto das famílias Lainetti, Pozzetti e Rodrigues, deram início à vila que se formava.
Foi a Lei Estadual 1.594, de 29 de dezembro de 1917, que criou o Distrito de Paz de Pindorama, cuja sede foi elevada à categoria de vila, instalada em 23 de março de 1918. A emancipação viria somente em 1925, após duas comissões serem criadas. A instalação do município, no entanto, aconteceu somente em 21 de março de 1926.
A partir deste ponto, outros vieram até Pindorama, que cresceu, enriqueceu e acabou se tornando, ao fim da década de 1950, a “Pérola da Araraquarense”, segundo historiadores, devido ao predomínio do transporte ferroviário na região bem como à sua beleza arquitetônica e ao seu clima ameno.
Com o advento da cana-de-açúcar a partir da década seguinte, o êxodo rural levou diversas famílias, cujos descendentes ocupam hoje também o distrito de Roberto e o bairro Jardim das Palmeiras. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Geraldo Felippe Júnior.
Autor