Pindorama celebra 96 anos com eventos e atividades gratuitas para a população
Destaque será no dia 21, com missa e show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius
Foto: DIVULGAÇÃO - Pindorama celebra 96 anos na segunda-feira, dia 21 de março
Por Myllayne Lima | 19 de março, 2022

A cidade de Pindorama completa 96 anos na segunda-feira, dia 21 de março. Para celebrar a data, a Terra das Palmeiras terá diversas atrações gratuitas que começam neste sábado, 19.

A primeira atividade, nesta manhã, será o Campeonato de Futsal sub 8-9-10-12-14, que começa às 8 horas, no Ginásio F. Saravalli. No período da noite, das 19h às 22h, na Vila Roberto, haverá trenzinho na praça, distribuição de algodão doce e pipoca. Também terá pula-pula e brinquedos infláveis.

No domingo, dia 20, às 7h45, no Rufinão, haverá Futebol Master. Logo em seguida, a partir das 8 horas, na rodoviária da cidade, começa o 2º Encontro de Carros Antigos e Exposição Fotográfica.

O estádio Augusto Jorge vai sediar a roda de capoeira. No local, também haverá trenzinho, algodão doce, pula-pula e brinquedos, ambas atividades acontecem às 18 horas. O show do Grupo Nossa Vibe, também no estádio, ocorre às 19 horas.

O destaque da programação especial será no dia 21 de março, com missa de ação de graças, às 9 horas, na Igreja Matriz, e show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, às 21 horas, no estádio Augusto Jorge.

HISTÓRIA

Pindorama é uma daquelas cidades que trazem já no nome a marca espiritual e histórica. A palavra Pindorama significa 'Terra das Palmeiras' ou 'Lugar das Palmeiras'. Teria sido este justamente o primeiro nome que os índios de fala tupi teriam dado ao Brasil, a grã-Pindorama.

Até os fins da década de 50, a 'Pérola da Araraquarense' foi um município rico e próspero. O café, em verdade, dourou de verde a terra roxa, logo escondida no núcleo urbano pelo paralelepípedo de granito e pelo pedrisco pixeado.

O caminho da história trouxe os vapores da Revolução Industrial: o capitalismo local se irrigou e catapultou a economia, então basicamente agrícola, para o mundo das máquinas. No entanto, abalos de ordem política e social (macro e micro) inseriram o município na balbúrdia nacional: Revolução de 30, Guerra Civil de 32, Estado Novo, 64.

A partir dos anos 60 e até os dias de hoje, a cana-de-açúcar converteu-se na cultura agrícola dominante, provocando o êxodo rural de centenas de famílias, cujos descendentes atualmente se avolumam em quase 16 mil moradores reunidos na cidade, no distrito de Roberto e no grande bairro do Jardim das Palmeiras.

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Bebê tem alta hospitalar 40 dias após cirurgia dentro do útero da mãe
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom deve ser zerada em 45 dias